O Briefing, seu DNA e um relacionamento duradouro

De “Brief”, do inglês: breve, resumo. Bom, se é pra ser breve, é para ser simples, não?

O resultado sim, já o processo, nem sempre! Muita gente fica de cabelo em pé quando ouve o termo. Você contata a agência porque precisa de uma fundação sólida para o seu marketing, dá detalhes do seu trabalho e já tem uma ideia de como quer que os seus clientes te vejam, porque essa relação com eles já existe. Muitas vezes, você se esforça para exprimir coisas que são difíceis de explicar, mas que acontecem ali, no seu dia-a-dia. Precisa mesmo disso também?

Precisa! E vamos além: é essencial, fundamental, primordial! Aqui, além de te convencer dessa necessidade, vamos te mostrar que fazer um briefing é menos chato e doloroso do que pode parecer. Vamos começar por nomear e reconhecer as principais dificuldades que podem ser encontradas ao longo do processo.

 

Sobre o que devo falar?

Selecionar informações é o ponto de partida de um briefing e tem importância crucial. Os dados que se escolhe detalhar dizem muito sobre o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Qualquer estratégia precisa ser construída em parceria entre quem solicita o serviço e conhece do negócio – a empresa – e quem fornece o trabalho e necessita dessas informações a agência. É o momento de olhar pra dentro do seu projeto, da sua organização ou atividade e refletir um pouco sobre como você enxerga o que faz.

Mas falar sobre mim é difícil!

É quase terapêutico falar sobre nós mesmos e talvez seja exatamente por isso que tentamos escapar de conversas que tomam esse rumo. Nós não estamos habituados a olhar pra dentro de nós, mas a pensar e a fazer coisas que deem resultados diretos nas nossas práticas de negócio. Parece perda de tempo, não é? Mas refletir sobre nossas ações é sempre esclarecedor e produtivo. Até porque ninguém conhece melhor do seu negócio do que você mesmo. Nós garantimos: esse é um exercício que vai te trazer crescimento!

 

Detalhes técnicos ou analogias?

Quanto mais soubermos a respeito do seu trabalho, melhor. Lembre-se que essa é a sua vez de falar. Então, se o melhor jeito pra isso for tratar as informações sob um ponto de vista mais técnico, tudo bem! Mas se você se sentir mais à vontade para fazer uma exposição leve e descontraída, usar exemplos e referências que tenham significado subjetivo e influência na sua forma de ver o mundo, ótimo! Compartilhe!

É importante que a troca seja feita com qualidade para que se estabeleça um contato franco, um interesse genuíno entre as partes. Para garantir a elaboração de sua estratégia de marketing com a maior qualidade, o conhecimento do ‘íntimo’ de sua empresa fará muita diferença em diversas escolhas importantes dos profissionais da agência, que farão grande esforço para alinharem sua filosofia ao direcionamento do trabalho de comunicação.

Nós teremos orgulho de fazer parte do seu processo de autoconhecimento e de extrair dele os melhores resultados para sua divulgação. Conte conosco em todas as etapas!

 

Olá, será um imenso prazer atendê-lo(a)! :)

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